quarta-feira, 23 de março de 2011

Medicina Tradicional Chinesa

Definição:
A medicina tradicional chinesa é considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.
A MTC (medicina tradicional chinesa) encara os sintomas no contexto da totalidade do corpo, da mente e do espírito. Tomamos como exemplo pessoas com sintomas semelhantes que podem na realidade ser diagnosticadas com problemas diferentes que requerem tratamentos diferentes.
Inclui o estudo da relação:
-de yin/yang:
São dois opostos que caracterizam tudo o que existe no universo, incluindo os órgãos do organismo que precisam de estar equilibradas para uma boa saúde. O yin representa as qualidades femininas, passivas, escuras e internas; o yang representa as qualidades masculinas, activas, luminosas e exteriores.
-da teoria dos cinco elementos:
O yin e o yang são subdivididos em cinco elementos: fogo, terra, metal, água e madeira. Cada elemento corresponde a um órgão yin e a um órgão yang.
-do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano:
A força fundamental que anima uma pessoa e se reflecte através dessas qualidades é o qi (pronunciado ''tchi''). O qi é a energia vital que corre pelo corpo através de um sistema com doze vias principais, ou meridianos, que atingem a superfície do corpo em vários pontos, bem como os órgãos internos. Quando o qi está equilibrado, o que significa que percorre suavemente todo o corpo, a pessoa goza de boa saúde. Mas em excesso, deficiência ou bloqueio, ou desequilíbrio de qi no sistema da pessoa provoca saúde débil ou doença.



Finalidade:
Procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
A MTC pode ajudar doentes a sentirem-se mais confortáveis e a reduzirem a necessidade de analgésicos, especialmente em pessoas com sida e cancro.
De todas as terapias usadas na MTC, é a acupunctura que tem sido mais alargadamente estudada e mais firmemente estabelecida como um tratamento eficaz para uma quantidade de doenças.
.dor - pode aliviar a dor crónica e aguda;
.náuseas - associadas à gravidez e alguns tipos de quimioterapia;
depressão;
.reabilitação pós AVC - pode ajudar as pessoas que tenham tido AVC a melhorar a mobilidade, o equilíbrio e a qualidade de vida;
.doenças da pele - pode ajudar a melhorar o acne, a dermatite atópica e a psoríase;
.artrite - associada com medicação anti-inflamatória.



Prática:
Técnicas usadas na MTC:
.Moxibustão - técnica de queimar uma erva (moxa) sobre um ponto acupunctural que poderá ser usada com acupunctura ou não. A moxibustão pode ser directa, com a moxa aplicada e queimada sobre a pele sobre um ponto acupunctural, ou indirecta, com um pauzinho acesso de moxa para aquecer uma agulha de acupunctura já colocada num ponto acupunctural;
.Medicamentos e suplementos - utiliza ervas como o ginseng, a raiz de gengibre, a canela e a raiz de peónia. Insectos secos, minerais e chifres e ossos de animais podem ser também incorporados nas medicinas chinesas. As ervas podem ser fervidas para fazer chás fortes, ou secas e esmagadas em pó para fazer comprimidos.
.Nutrição -cada um dos elementos tem uma qualidade do paladar associada. Ex.:As cerejas alimentam o fogo, as abóboras alimentam a terra, o arroz alimenta o metal, etc. O doente deve comer aqueles alimentos que fortaleçam os elementos que nele estão fracos.
.Sucção - uso da sucção que é criada colocando uma tigela ou um copo aquecido na pele sobre a área a ser tratada;
.Massagem - utiliza a pressão dos dedos ou da mão para estimular os pontos acupuncturais;
.Qigong - antigo sistema de exercícios que integra movimento, respiração e meditação para ajudar a estimular o fluxo de qi. Ex.: Tai chi.

Sem comentários:

Enviar um comentário