quarta-feira, 23 de março de 2011

Hipnoterapia

Definição:
Designa-se por hipnoterapia quando uma pessoa entra num estado de consciência alterada, conhecida como transe, voluntariamente para fins terapêuticos.
Quando em transe, a pessoa não está a dormir mas sim em concentração profunda e com a memória ampliada e focada com mais precisão. Ao contrário do que se pensa, há muita actividade em todo o córtex cerebral durante a hipnose.
Pode entrar neste estado devido á sugestão realizada por outra pessoa ou por auto-hipnose.
As suas principais características são:
-absorção (capacidade de focar selectivamente a atenção num único tema ou ponto focal);
-alteração intencional da atenção;
-dissociação (capacidade para manter a experiencia do transe separada da vigília);
-sugestibilidade (capacidade aumentada para reagir a sugestões e instruções).


Finalidade:
A Hipnoterapia é muitas vezes usada para:
-alterar um comportamento ou hábitos contra prudentes;
-para tratar problemas emocionais e psicológicos;
-ajudar a aliviar a dor ou sintomas de diversas alterações clínicas. Ex.: rinite alérgica, eczema.

Prática:
Fase inicial: Uma sessão começa tipicamente na fase de pré-sugestão, com relaxamento profundo, usando frequentemente imagética orientada ou a focagem da atenção num objecto para aquietar a consciência e permitir o acesso ao inconsciente.
Durante: o hipnoterapeuta pode fazer perguntas ou apresentar afirmações para alterar as percepções, sugerir objectivos ou explorar recordações.
Fase final: a pessoa é reconduzida à fase pós-sugestão, ou consciência normal, quando podem ocorrer as modificações físicas, mentais, emocionais ou comportamentais.
Resultados: algumas pessoas alcançam modificações permanentes após uma única sessão de terapia, enquanto outras necessitam de sessões regulares para manter as melhorias.
Observações: alguns hipnoterapeutas ensinam os doentes a usas a auto-hipnose e algumas pessoas aprendem através de material de aprendizagem como livros ou vídeos, CD ou DVD.

Sem comentários:

Enviar um comentário